www.paginadebatalha.com.br
Apresentação
Aspectos Geográficos
Dados Populacionais
Atividade Econômica
Mapas Municipais
Batalha no Google Earth
Notícias
Acervo de Fotos
Papéis de Parede
Vídeos
CD de Valsas
7 Maravilhas de Batalha
Cadastre-se aqui para receber notícias e outras informações de Batalha em seu endereço eletrônico.
Nome:
End. Eletrônico:
 
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
  Cartão Postal de Batalha - Gado pastando livremente pelas praças
 
    Já se passaram décadas do tempo em que boiadas dos grandes rebanhos batalhenses atravessavam do Mimoso para a Puba e vice e versa.
   Como era bonito aquele espetáculo de pura magia! Um tempo em que a criançada contava as cabeças de gado de cima das janelas e peitoris como medo do boi da cara preta que dava trabalho aos grandes vaqueiros daquela saudosa época. Êeeeeeeeeee, boi!
    No inverno o gado saía da região do Mimoso (terras férteis cor vermelha, próximas aos rios e riachos da região oeste), para as terras da Puba. Região arenosa de onde ainda são produzidos o melhor mel de cana e rapadura da região. Boa também para plantas de raízes tubérculeas como mandioca, macaxeira, batata doce e a hoje rara, araruta.
    À medida que esse espetáculo foi desaparecendo do cenário intimista batalhense, vieram os vigias das praças que além da atividade fim, rechaçavam rezes, porcos e criações que porventura adentrassem no ambiente das praças floridas, limpas e arborizadas de nossa Batalha. Lembro com saudade da disputa sadia entre as senhoras Delzuite Melo, Ressu Lopes, Diná, Josefa do Otávio, Inês Fortes, Sinhá, mãe do Luizinho e Rosinha do Domingos Cesário no zelo daqueles belos jardins.
   Mas hoje o que vemos é o total abandono de nossas praças e a depredação a cada passagem de mais uma festa em praça pública.
    Na foto acima, de hoje pela manhã, vemos o gado pastando livremente na principal quadra da praça da Matriz. Um verdadeiro cartão postal do abandono.
   Me orgulho tanto dessa praça e gostaria que todos vocês sentissem o mesmo. E juntos façamos algo de concreto contra essa situação.
    George Machado Tabatinga, responsável pela Página de Batalha há dez anos na internete
 
Comentários:
Enviado por Netto Alves em 02/02/2015 às 07:51:29
Ja que a prefeita nao paga a limpesa nas ruas. Entao esta ai os gados aparando a grama na praca. Fazer o que
Enviado por Cristovon Barroso em 30/01/2015 às 04:54:51
E muito triste vê um cenário desse. Eram muito bonitas mesma e a situação da praçada sapucaeira é aindo ppior e ninguém faz nada. Um abraço
Enviado por Nonato Silva em 29/01/2015 às 18:33:42
É uma realidade triste e calamitosa, mais uma vez lembra da brutalidade com que fui tratado a quase dois anos quando fotografei umas vacas que pastavam na praça da Matriz, nada mudou da lá para cá. Deus seja nossa única esperança de que um dia possamos ter administradores respeitosos por nossa Terra.
Comente esta notícia:
Nome:
Endereço eletrônico:
Comentário:
www.igenio.com.br
© 2007 Página de Batalha. Todos os direitos reservados.