ÚLTIMAS NOTÍCIAS
UMB em parceria com o STTR na comemoração do Dia 08 de Março em Batalha

UMB em parceria com o STTR na comemoração do Dia 08 de Março em Batalha

A União de Mulheres de Batalha em parceria com o STTR de Batalha, através da secretaria de mulheres trabalhadoras rurais realizaram no dia 08/03/15, na Unidade Escolar Gayoso e Almendra as comemorações do 08 de março – Internacional da Mulher com o tema “margaridas seguem em marcha por terra, água e agroecologia”.
Estiveram presentes no evento o presidente do STTR de Batalha – Pedro Paulo Soares; a secretária de mulheres do STTR de Batalha – Miscilene Cruz; representante do CEAA e Vereadora – Patrícia Vasconcelos, presidente da UMB – Jane Oliveira; vereador Alexandre Marques e aproximadamente 200 mulheres.
A programação iniciou se com a celebração em comemoração ao dia Internacional da Mulher, realizada pela irmã Maria do Carmo Mendes. Em seguida a orquestra juvenil “nossas raízes” tocou e animou todos os presentes com uma belíssima apresentação.
O 08 de março é um marco histórico de luta das mulheres deste país, dia este que há muitos anos atrás, aconteceu uma tragédia que vitimou centenas de mulheres trabalhadoras, quando na oportunidade reivindicavam por melhores dias e seus patrões em um ato de crueldade as mataram carbonizadas. E por isso que o 08 de Março é lembrado em todo o mundo, quantas e quantas já morreram lutando por direitos iguais, por melhores dias. O interessante é que mesmo na Constituição Federal Brasileira estando assegurado a questão dos direitos iguais, ainda precisam ir as ruas lutar, reivindicar para que a lei seja posta em prática.
É partindo deste raciocínio, que o STTR de Batalha e a UMB levaram as ruas trabalhadoras rurais e urbanas para reivindicar por políticas públicas, por mais terra, por direito a igual entre sexo, por mais saúde, enfim para que seus direitos sejam respeitados.
Logo após a caminhada, foi feito a composição da mesa de honra e seguiu com um resgate do histórico do 08 de março feito pela presidente da União de Mulheres de Batalha – Jane Oliveira, em seguida se pronunciou a secretaria de mulheres do STTR, Miscilene Cruz, que parabenizou todas as mulheres pela passagem desta data tão importantes.
A vereadora Patrícia Vasconcelos fez ainda um resgato histórico sobre a vida e as ações de Margarida Alves e sobre a marcha das margaridas que irá ocorre no dia 12 de agosto de 2015, em Brasileia – DF. E a senhora Ana Amélia fez um breve histórico sobre a União de Mulheres de Batalha.
Por: Leo Costa, assessoria de comunicação do sttr de Batalha.

Tema Por Premium Wordpress