ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FLORIPES LAGES – ANIVERSÁRIO DE 91 ANOS

FLORIPES LAGES – ANIVERSÁRIO DE 91 ANOS

     Nascida aos 27 dias do mês de dezembro do ano de mil novecentos e vinte e seis, na tradicional família de Magno Pires Alves e Sinharinha Lages na Fazenda Monte Alegre, neste município de Batalha. Com 26 anos de idade contraiu matrimônio, nascendo deste casamento seus três filhos. Custódio que estudou medicina e exerce com destaque a profissão médica na capital. Luzia e Fernanda optaram pela carreira no magistério.
A Estudante:
Desde de pequena, Floripes se destacou com uma boa aluna, tendo feitos os primeiros anos escolares em Barras indo depois para Parnaíba onde estudou até o segundo ano ginasial no Colégio Nossa Senhora das Graças. Ainda na cidade de Parnaíba completou o curso de normalista, em 1946, uma raridade na época.
Seu pai, Magno Pires, conhecido, político e fazendeiro cultivava também o ramo de comercial a grosso e a varejo na Fazenda Monte Alegre, onde residia. Com uma grande loja, ainda para os padrões de hoje, vendia tecidos e produtos variados do dia a dia. Como grande comerciante comprava e vendia os produtos regionais, como cera de carnaúba, tucum, babaçu, peles de animais, arroz milho feijão e costumava vender estes produtos em Fortaleza ou Parnaíba.
Durante muito tempo a jovem Floripes muito contribuiu com a família, ajudando seus pais na fazenda, uma vez que havia adquirido bons conhecimentos na escola.
A Política:
Seguindo os rastros do pai entrou na política defendendo as siglas partidárias da UDN (União Democrática Nacional) PSD (Partido Social Democrático) e ARENA (Aliança Renovadora Nacional) Foi vice prefeita duas vezes em uma das gestões de Machado Melo e Aluísio Craveiro. Lembra que renunciou um mandato de vereadora (dos dois que teve) a favor do seu grande amigo Antonio Lustosa, que assumiu o cargo, como suplente e ela passou a exercer o cargo de Coordenadora do Pró-Município – um cargo que hoje equivaleria ao de Secretária de Educação.
A Prefeita:
Afastado temporariamente o Prefeito Machado Melo, do seu cargo para tratamento de saúde, em 1987, Floripes assumiu o comando do Município implantando dois grandes projetos, que na ocasião foram vistos pela população como grandes feitos: 1) implantação do SOS Saúde, transportando pacientes em ambulância para a Teresina para tratamento de saúde. 2) valorização do trabalho da mulher, colocando um grande número de mulheres na limpeza pública. Estas duas ações revolucionaram na época.
Na Universidade:
Floripes volta a estudar em 1981, quando foi para a Universidade fazer o curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, completando também Especialização em Magistério.
Realizações na Área de Educação:
Reativou o CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) o antigo Ginásio Messias Filho.
Viabilizou a construção do prédio da CNEC – (Hoje o Visconde de Sabugosa)
Viabilizou a fundação do Ginásio Dirceu Arco Verde, com quatro séries, contando com o Corpo Docente do Estado, incorporando-o à Secretaria de Educação do Estado, trazendo, portanto uma escola de qualidade e gratuita para a comunidade.
Presença ativa na criação da Escola Normal Municipal “Dedila Melo” , Ensino Médio Conselheiro Saraiva e fundadora da Creche Mãe Sinharinha.
Dona Floripes lembra que apoiou a primeira candidatura do seu irmão caçula Antônio Lages Alves à Prefeito de Batalha, quando foi sua Secretetária de Educação. Em tempos mais recentes ocupou uma cadeira na Câmara Municipal na primeira gestão do Prefeito João Messias, a quem se refere com bonitas palavras.
Professora Floripes, possui o dom invejável de respeitar e cultivar velhas amizades mesmo não comungando da mesma agremiação partidária.
Foi professora durante muitos anos de tantos filhos batalhenses, hoje no pódio, destacados homens públicos e profissionais liberais.
Esta Mulher merece menção honrosa pela sua folha de trabalhos prestados à Batalha.
Lucimar Rocha, colaborador da página
P.S – Matéria publicada anteriormente aqui em 24 de agosto de 2009.
Abaixo os comentários da época:

Comentários:
Enviado por Leandro em 26/08/2009 às 12:31:22
Tia Floripes, a senhora é um grande exemplo de mulher e de pessoa. Prova viva de que idade não é a que a gente tem, mas a que a gente sente. Sei que, apesar da idade, a senhora tem mais fibra que muitos jovens no dia a dia.
Enviado por socorro em 24/08/2009 às 13:57:58
parabéns d.Florípes, pois és uma pessoa honesta, respeitadora, de bons princípios, td d bom, saúde,paz…..
Enviado por Miltinho em 24/08/2009 às 12:51:00
Prezado Lucimar, a professora Floripes é, sem dúvida alguma, uma referência na educação batalhense e um dos expoentes do magistério piauiense. Tenho o privilégio de tê – la na conta de minha amizade. Comungo com você do respeito que Batalha deve a essa grande mulher, devendo a ela, uma homenagem em vida pelo muito que fez pela educação e pela comunidade estudantil de nossa terra tendo, inclusive, fundado, um Grêmio Estudantil no “Dirceu Arcoverde”, voltado para a dinamização da leitura. É uma batalhense de fibra, força e coragem.

Tema Por Premium Wordpress