ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ORIGEM DA FAMÍLIA MELO – POR LEONI QUARESMA DE MELO

ORIGEM DA FAMÍLIA MELO – POR LEONI QUARESMA DE MELO

A origem da família MELO, no Norte do Piauí, deve-se à figura de Onofre José de Melo, casado com Cecília Maria das Virgens, que provenientes de Pernambuco, foram os fundadores da Casa do Desterro na Freguesia de Nossa Senhora do Carmo de Piracuruca. Do casal descendem os Melo de Piracuruca, Piripiri, Batalha, Barras e Campo Maior.
A Freguesia de Piracuruca, foi a terceira a ser fundada no território do Piauí, ainda sob jurisdição eclesiástica do Bispado de Pernambuco, possuía várias casas-grandes de Fazendas dos primeiros ocupantes de seu vasto território, que se estendida do vale do Longá ao litoral e até a Costa Leste do Maranhão.
A professora Judith Santana em seu trabalho “O Padre Freitas de Piripiri”, enumera que o território da freguesia possuía várias casas-grandes, que faziam a política da boa vizinhança, entrelaçavam-se por uniões matrimoniais entre seus descendentes (SANTANA, s.d., p. 28).
Entre as fazendas citadas ressaltem-se a Gameleira, fundada por Francisco José do Rego Castelo Branco e Auta Inês de Castro;  a Casa das Lages, de Bernardo José do Rego e Cândida Rosa Castelo Branco; a Casa do Desterro, de Onofre José de Melo e Cecília Maria das Virgens, e a Casa do Curral de Pedras, de Simplício Coelho de Resende.
I- Onofre José de Melo foi casado com Cecília Maria das Virgens, pernambucanos de origem, ela filha de um Padre Ponte, o casal foi pais de  José Florindo de Melo, Gracinda Rosa de Melo, Carlota Rosa de Melo, Antônio Luís de Melo, Antonino José de Melo, Luís Antônio de Melo e  Higina Rosa de Melo.
GERACINDA ROSA DE MELO, casou-se com Diógenes Benício de Melo, foram os fundadores da Casa da Caiçara, foram pais de  Filomena Rosa de Melo, Avelina Maria de Melo, Inácia Maria de Melo, Cecília Maria de Melo, Idalina Rosa de Melo, Onofre José de Melo, Prestetato José de Melo e Diógenes Benício de Melo.
IDALINA ROSA DE MELO nascida e falecida no Termo de Batalha, Freguesia de Piracuruca. Casou-se com SALVADOR QUARESMA DOURADO DE MELO, nascido em Piracuruca e falecido em Batalha. Capitão da Guarda Nacional no Termo de Batalha. Pais de Pussina Rosa de Melo, Carmina Quaresma de Melo, Luís Quaresma de Melo,  Altino Quaresma de Melo, Conrado Quaresma de Melo, Matias Quaresma de Melo e Salvador Quaresma de Melo.
PUSSINA ROSA DE MELO, nasceu em 1886 e faleceu no Termo de Batalha. Casou-se com JOAQUIM JOSÉ DE MELO, nasceu em 1886, em Barras. Filho de Prestetato José de Melo e de Georgina Quaresma de Melo.
CARMINA QUARESMA DE MELO, n. 20.02.1889, em Batalha.
CONRADO QUARESMA DE MELO, nasceu em Batalha e faleceu a 03.03.1952, em Batalha. Chegou à vila de Boa Esperança nos primeiros dias de sua criação, tendo servido a nosso município pelo espaço de mais de tinta anos, tanto como político de destaque, como também na qualidade de funcionário do Departamento Nacional dos Correios de Telégrafos. Depois de aposentado, por motivo de saúde, voltou à sua terra natal, deixando entre nós um grande lastro de sólidas amizades (A. SAMPAIO, 1965, p. 88). Casou-se com INÁCIA DE ALENCAR MELO. Pais de Maria do Perpétuo Socorro Melo, Avelino Melo, Idalina Melo e Alice Melo.
MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO MELO, nome de solteira, MARIA DE ALENCAR MELO, nome de casada, nasceu a 10.01.1916, no lugar Palmeira, Município de Esperantina e faleceu a 16.07.1986, em Teresina. Casou-se a com CLÓVIS DE CASTRO MELO [primeiro do nome], nasceu a 31.12.1901, em Batalha, e faleceu a 22.10.1991, em Teresina. Filho de Messias de Andrade Melo e de Ana de Castro Melo.
AVELINO MELO, nasceu a 02.01.1908 e faleceu a 03.10.197. Casou-se com GERACINA OLÍMPIO DE MELO, nascido a 22.08.1913 e faleceu a 03.11.1979. Pais de José Olímpio de Melo, Messias Melo, Conrado Melo Neto e Ana Inácia Melo.
MATIAS QUARESMA DE MELO, nasceu a 29.10.1891 e faleceu a 03.03.1963, em Batalha. Casou-se com SATURNINA BRAGA DE MELO, nascida em 11/05/17, 06:51.
Leoni Quaresma de Melo, membro da família.
Foto ilustrativa: google.com

Tema Por Premium Wordpress