ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A MORTE DA SAUDOSA, IMPONENTE E MAJESTOSA FIGUEIRA

A MORTE DA SAUDOSA, IMPONENTE E MAJESTOSA FIGUEIRA

Nos idos de 1968/70 o nosso saudoso e inesquecível CARLOS MACHADO LOPES (in memoriam), filho do Sr. Raimundo Nonato Lopes (Sr. Dico) nosso querido e saudoso farmaceutico e de Dona Maria da Ressurreição Machado Lopes, Dona Ressú, foi acometido de uma enfermidade que em recorrência a instância de tratamento foi para o Hospital Getúlio Vargas em Teresina, quando infelizmente foi constatada a insuficiência medicinal de sua cura. Recomendado a voltar para casa, sem sucesso em seu tratamento. Em sua despedida, passeando no pátio interno daquela casa de saúde, que abrigava velhas figueiras (figo Italiano) com mudas espalhadas nos seus canteiros, Carlos encantado com a sombra daquelas árvores foi iluminado a transplantar uma dessas mudas para assentar em frente a sua casa em um dos canteiros da praça, que na época estava sendo construída até então chamada Praça Padre Guimarães mas conhecida popularmente como Praça da Sapucaieira.

Já em casa, quando sentiu-se vencido pela doença e que não lhe restava mais força para lutar pela vida, pediu que cuidassem com carinho daquela Planta que seria o marco de sua passagem por sua Terra Querida que saudosamente levava no seu coração valente.

Aquela árvore, além de ser suntuosa pela beleza de sua estatura de aproximadamente 15 metros e copa de 60 metros quadrados, serviu por muito tempo de abrigo à banca de vendas de café com bolo do saudoso Antônio Lucas de Dona Páscoa, bem como aos transeuntes que se utilizavam de sua magnífica sombra. Pelo tempo e por conta da infestação por pragas como a erva-de-passarinho, a majestosa planta começou a dar sinais de sua fragilidade.

Por conta do descaso das administrações que por lá passaram, nenhuma cuidou da velha figueira que no ano passado veio a clamar e chorar o seu óbito.

ADEUS MEU FIGO ITALIANO, QUE OS RESPONSÁVEIS PELA IRRESPONSABILIDADE DE SUA MORTE SEJAM DEVIDAMENTE PUNIDOS NO CÉLEBRE TRIBUNAL CELESTIAL.
Leoni Quaresma de Melo, colaborador da Página de Batalha

P.S. – O figo Italiano é uma árvore da espécie de Figueira originário da região do Mediterrâneo, o figo é o fruto da figueira (Ficus carica), uma árvore da família Moraceae. A Bíblia relata que Adão, quando foi expulso do Éden, usou folhas de figueira para esconder sua nudez. Na verdade, a figueira é mais semelhante a um arbusto do que a uma árvore, já que possui entre 3 e 10 m de altura. Devido ao fato de exigir pouco em relação à qualidade do terreno e se adaptar bem a diferentes climas, ela se alastrou por várias partes do mundo, inclusive no Brasil, através dos colonizadores portugueses no século XVI. (Fonte: Internete)

Tema Por Premium Wordpress