ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DELZUITE MELO – ANIVERSÁRIO DE 98 ANOS BEM VIVIDOS

DELZUITE MELO – ANIVERSÁRIO DE 98 ANOS BEM VIVIDOS

A sociedade batalhense testemunhou no último final de semana o aniversário da matriarca da família Quaresma de Melo, D. Delzuite Melo. Secular membro do Apostolado da Oração de Batalha.

Ao lado de seus filhos Socorro, Ducarmo, Rosário, Leoni, Bernadete e Lia Raquel; seus 15 netos e 17 bisnetos, parentes e amigos a matriarca do Lar Delzuite & Quaresminha esteve radiante e esbanjando saúde no limiar de um século de existência.

A banda de música Manoel Fabiano marcou presença tocando de seu repertório verdadeiras joias de nosso cancioneiro local.

A praça da Sapucaieira de tantos nomes: padre José Guimarães, governador Helvídio Nunes e, finalmente, José Ribeiro Fontenele (Seu Zuza), foi palco de homenagens à figura ímpar de D. Delzuite. Ela que durante muitos anos, notadamente nas décadas de 70 e 80, foi responsável pelo jardim mais bonito da praça. De fazer inveja pelo zelo e dedicação. Jovens daquela época juntavam-se ali para preparar as serenatas curtindo a noite, tomando uns tragos e, num piscar de olhos do vigia, subtrair lindos cocos para amenizar o efeito do aguardente serrano. Bons tempos!

Remanescente de ilustres moradores saudosos: Quaresminha, seu esposo. Domingos Cesário, Bianor Rebouças, Dico Lopes, D. Ressu, Zé Murilo, Zuza, D. Maria, João Fortes, Dedim Melo, D. Vicência e tantos outros saudosos e inesquecíveis batalhenses. Dona Delzuite é só alegria de viver!

Ao lado de D. Inês Fortes, representa um pedaço significativo de nosso patrimônio histórico imaterial recente. Amparado pela Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216 e em consonância com a Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em 1° de março de 2006, que define como patrimônio imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”. .

A Página de Batalha deseja à aniversariante muita saúde, paz e alegria de viver.

E vamos em frente, que o centenário está chegando!

P.S. – Agradecemos ao amigo dileto e seu filho, Leoni Melo, pelo envio das fotos que ilustram esta homenagem.

One comment

  1. Leoni Quaresma de Melo

    Prezado George,
    Em nome de nossa família, externo nossos agradecimentos pela honrosa crônica em saudação a nossa querida Matriarca D. Delzuite. A Publicação de registro deste evento neste creditoso Site,honra a nossa Terra, pela a expressão de serviços prestados que a aniversariante dedicou ao povo querido e conterrâneo de nossa Batalha.
    Obrigado Leoni

Tema Por Premium Wordpress