ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Seminário de Formação Sindical

Seminário de Formação Sindical

Sinopse do evento: Ações sindicais em tempos de crise.
Uma realização da Federação dos Servidores Públicos do Piauí com apaio da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, em favor dos sindicatos de servidores públicos municipais de todo o Piauí.
A primeira etapa foi realizada no pólo sindical Norte I, que abrange os sindicatos que vem de Cabeceiras a Luzilândia.
O palestrante Professor Sebastião Soares, discorreu sobre as principais ações sindicais que cada sindicato deve ter em relação às atuais crises por qual passa toda sociedade brasileira.
A classe sindical deve aproveitar as crises para buscar soluções viáveis ao fortalecimento da luta sindical e o engrandecimento dos seus filiados dando prioridade às questões coletivas e de interesse comum entre as categorias.
O dirigente sindical deve está atento às ações políticas administrativas dos gestores e com muito cuidado tomar as devidas decisões para o enfrentamento das demandas que cada crise exige para ser solucionada.
Em tempos de crise, destacou – se, no debate a crise de identidade sindical por qual passam sindicalistas que assumem cargos públicos eletivos ou funções de confiança e acabam abandonando as ideologias sindicais em favor das ações dos gestores que geralmente são maléficas para os servidores públicos.
Outro tema bastante debatido foi a mudança do regime de trabalho da CLT para o estatutário que muitas prefeituras estão implantando nos municípios contra a vontade dos servidores e consecutivamente a mudança do regime de previdência do INSS para o regime própria da prefeitura.
O palestrante foi enfático em afirmar que é inviável qualquer prefeitura de pequeno ou médio porte manter uma previdência própria, mudar o regime de CLT para estatutário até pode ser viável mas a previdência não, embora o regime estatutário não seja tão bom para os servidores como o CLT.
Como encaminhamento ficou da federação elaborar uma cartilha com orientações práticas sobre as vantagens e desvantagens entre os dois regimes de trabalho e os dois regimes de previdência
O anfitrião do seminário, professor Nonato Silva, presidente do SINDSERM BATALHA, sentiu – se honrado por ter sido responsável por organizar um evento desse porte em seu município e em sua base sindical Batalha. Vale ressaltar que as ações do SINDSERM BATALHA têm servido de exemplo para muitos outros sindicatos da Região Norte do Piauí e até para a Região Sul, pois a federação mantém uma rede de informações das ações sindicais que são repassadas entre os sindicatos filiados e o SINDSERM BATALHA tem se destacado como modelo dentro da federação.
Para finalizar, Professor Nonato Silva informou que a presidente da FESPPI, professora Gleidys Fontinele, será agraciada com um título de cidadã batalhense pelos relevantes serviços prestados em prol dos servidores de Batalha através do apoio nas lutas sindicais.
No geral, por ter sido o primeiro seminário dessa temática e desse porte, foi muito positivo e contou com  a participação efetiva de 9 sindicatos dos que foram convidados e com mais de 40 pessoas ao todo.
Foi destaque a participação dos vereadores Raimundinho, de Luzilândia, e Shammara Maria, de Batalha, bem como o ex-vereador Ari Filho, de Cabeceiras

Com fotos de Mauro Robert, colaborador e sindicalista, mais uma cobertura completa de sua Página de Batalha nos dez anos de existência

Um Comentário

  1. Temos ainda 3 ou 4 seminários dessa mesma natureza para realizar Piauí afora, vamos cobrir o nosso estado com formação sindical.

Tema Por Premium Wordpress