ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EVENTOS RELIGIOSOS

DVD MELHORES MOMENTOS FESTEJO N.S. DE LOURDES 2016

A partir do dia 28 de dezembro, na barraca da igreja e no local das novenas antes e depois das celebrações, você pode adquirir um dvd com os melhores momentos do festejo de agosto de 2016, em honra de nossa co-padroeira Nossa Senhora de Lourdes.
Uma boa recordação de momentos inesquecíveis de nossa religiosidade!

dvd-nslourdes

SÃO GONÇALO VISITA A CASA DE DEDÉ VAQUEJADA

A Página de Batalha registra a visita da imagem peregrina do nosso padroeiro São Gonçalo à casa do batalhense Antônio José, o conhecido Dedé Vaquejada, de sua esposa Maraiza e do filho Gabriel Gonçalo em Teresina.
No oitavo ano da peregrinação do Glorioso São Gonçalo em Teresina e nas diversas localidades do nosso município não podemos deixar de lembrar do idealizador padre Evandro de passagem marcante pela nossa paróquia.
Ao amigo Dedé e toda sua família que São Gonçalo proteja e permaneça sempre em seus corações.
P.S. – Fotos enviadas gentilmente pelo amigo homenageado.

DIA DE FINADOS 2012 EM BATALHA – PI

A Página de Batalha na Internete deseja a todos os batalhenses um Dia de Finados cheio de orações e visitas aos túmulos dos seus entes queridos.
Há registros de que no século II cristãos já praticavam o ato de rezar pelos falecidos e visitar os túmulos, principalmente de mártires. Mas foi a partir do século XIII que o dia dedicado aos mortos passou a ser comemorado anualmente no dia 02 de novembro e o dia primeiro do mesmo mês dedicada a todos os santos.
Mais uma vez registramos a necessidade de ampliação do cemitério de São Gonçalo antes que as terras do em torno sejam ocupadas e o descaso público se torne irreversível. A Página de Batalha em anos anteriores fez diversos apelos nesse sentido, mas nenhum dos administradores recentes foi capaz de resolver a questão. Enquanto isso, diversos túmulos já foram profanados na calada da noite e de dia mesmo, com o enterro irregular em covas antes ocupadas mas que por conta da ausência de parentes outros se apossam irresponsavelmente.
Você sabe quem administra os cemitérios batalhenses? Então comente a matéria e divulgue os nomes.
Que Deus receba a todos nós de braços abertos no dia do Juízo Final
P.S. – Assista ao vídeo de 2012 com registro inédito da madrugada de finados.  AQUI

DIA DE FINADOS 2012

FESTEJO DE SÃO GONÇALO 2015 – PRIMEIRA ALVORADA

Mais uma ano chegando ao fim. Mais um festejo em honra do nosso Padroeiro São Gonçalo e sua primeira alvorada das cinco da manhã. Diz a tradição e confirmava Mestre Quinca:”começa com o Hino de São Gonçalo e mais duas valsas”. Não faz muito tempo e foi acrescentado o café da manhã dos músicos sob o qual já escrevemos em várias oportunidades aqui na Página. Um pouco mais atrás tinha Badão tocando os sinos da Matriz. Antes, o saudoso Zé Conrado de refinado toque. E um pouco mais atrás o saudoso João Lobo, irmão do mestre dos mestre de nossa música, Manoel da Costa Lima “Fabiano”. Isso até onde alcancei. Esse foi e ainda continua sendo o meu tempo passado, presente e quiçá futuro.
O sino agora é digital e basta aperto o botão como faz desde sua implantação em 22 de dezembro de 2011, o funcionário Paulo “Digital”. Assim também nas chamadas cujo sonoridade, “bem imaterial”, foi definitivamente registrada primeiro pelo primo e “cumpade” Antônio Machado Barbosa, que teve a felicidade de gravar esse “toque” em fita cassete em 1982,  o qual lançamos pra todos vocês nos discos Alvorada Batalhense em 2000. A respeito, certo dia estava almoçando um churrasco no amigo Lourival e escutei o badalo. Tomei um susto! Não era tempo de festejo e nem horário de missa. Era simplesmente o toque do celular do amigo. Bela surpresa. Aproveitei pra contar toda essa trama cultural.
Agradeço ao jovem Alan pelo envio das fotos que ilustram esta matéria.

CD MEU CANTO EM MISSÃO – DEDICADO AO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Ainda sob o efeito do carinho recebido das pessoas do Apostolado da Oração de Batalha que puderam comparecer à casa da presidente da congregação batalhense, Iolete Sampaio Melo, homenageada, aproveito para agradecer a todas e todos ali presentes para uma simples solenidade de lançamento de um CD com músicas católicas das mais conhecidas, com a minha voz e de minha amiga Camila Nascimento, filha do músico e arranjador Alves Nascimento. O mesmo que foi responsável por todos os disco que já produzimos desde os dois Alvorada Batalhense, a partir do ano 2000 até esta data. Passando pelo CD As 10 Maiores Valsas Batalhenses, de 2008; As Mais Sapecas do Mestre Quinca, de 2012; Jubileu 2014 e agora Meu Canto em Missão. Além das gravações isoladas dos hinos de Batalha e de São Gonçalo instrumental, de 2000; Hino a N.S. de Lourdes onde colocamos letra na valsa do nosso querido Mestre Quinca, em 2010. Do Hino a São Gonçalo, cantado por um coral, de 2014, e o Hino de Batalha cantado lançado juntamente com este disco, numa homenagem ao poeta autor da letra, Nicodemos Rocha, e Antônio Sanção, autor da música. Nossa homenagem também ao Dia 15 de Dezembro, data da emancipação de Batalha.
Como sempre fizemos desde o primeiro lançamento, na manhã deste sábado, 12 de dezembro, meu amigo Lucimar Rocha iniciou seu programa diário “Bom Dia, Batalha. Bom Dia, Meu Amor”, com a execução desta gravação do Hino de Batalha, emocionado com a homenagem póstuma a seu irmão Nicodemos. Em seguida, anunciamos ao vivo o lançamento deste disco religioso para todos os ouvintes naquele instante.

P.S. – Agradecimento especial a Nazaré Fortes pelos deliciosos bolos, a Odisseia Fortes pelos seus sempre gostosos bolos fritos e  Mauro Robert pela filmagem do evento. Agradeço à jovem Sirlene Caxias, que me enviou lindas fotos de surpresa. Minhas primas Liduina pela impressão da foto do CD para o bolo e a Laurinha, pelo apoio de sempre e as belas palavras no encerramento do evento.

VII PEREGRINAÇÃO SÃO GONÇALO – FAMÍLIA EPITÁCIO

O casal Ingrid e Evandro recebeu a imagem peregrina de São Gonçalo para a novena em sua residência em Teresina.
Ingrid é filha de Irani Gomes , da ilustre família do saudoso Epitácio de Batalha. Presentes Gonçalo e família, Ondina e família, Margarida e família, Antônio Lima e família, Conceição Resende e família, amigos, parentes além de membros da comissão organizadora: Soraia, Socorrinha, Sérgio, Gizelle, Célio e família e Dácio da Verônica.
Agradecemos a amiga Irani pelo enviou da matéria e fotos.

DIA DAS MISSÕES – PAPA FRANCISCO CANONIZA PAIS DE SANTA TERESINHA

Neste domingo, dia 18 de outubro, dia dedicado às Missões, o Papa Francisco canonizou o primeiro casal da igreja: os pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, a protetora das missões, o casal francês Louis e Zélie Martin. Nas palavras do Santo Papa a justificativa do ato religioso: “viveram o serviço cristão na família, construindo a cada dia um ambiente repleto de fé e de amor; e neste clima brotaram as vocações das filhas, entre elas santa Teresinha do Menino Jesus”.
Do evangelho de Marcos (Mc,10,35-45),  transcrevemos os versículos de 41 a 45 para uma reflexão:
Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes a tiranizam. Mas entre vós, não deve ser assim; quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida como resgate para muitos”.
Em Batalha é grande a devoção à Santa Teresinha do Menino Jesus. Nos dias atuais destaco a presidente do Apostolado da Oração, Iolete Sampaio Melo. Prática que vem desde seus ancestrais, em especial sua genitora Liduina Machado. O fato se repete em outras famílias batalhenses.
Não deixem de ler excelente matéria sobre as missões no endereço:  RadioVaticano

FESTEJO DE SÃO FRANCISCO EM BATALHA 2015

Depois dos festejos dos nossos padroeiros São Gonçalo e Nossa Senhora de Lourdes, é o terceiro maior ato de fé em nosso município cuja capela principal fica às margens da pista asfastada na saída da cidade, bairro Esperança, rumo a Esperantina.
Sua festa é realizada em todo o mundo entre os dias 24 de setembro e 04 de outubro de cada ano.
Nascido em 1182, na pequenina cidade italiana de Assis, era filho de família abastada e toda sua vida até os 24 anos fora de luxúria e ausência de Deus.
Foi combatente em defesa de sua cidade contra a vizinha Perúgia aos 20 anos de idade. Mas ao chegar em Espoleto, uma visão misteriosa e uma voz o fizeram retornar. A partir desse momento iniciou um longo período de conversão.
Aos 24 anos peregrinou por Roma misturando-se aos mendigos, trocando suas ricas vestes  com um deles e se pôs a pedir esmolas. Assim Francisco começou sua intensa e humilde vida religiosa.
Francisco morreu no dia 03 de outubro de 1226 cantando o salmo 141. Passados apenas 02 anos de sua morte, fora canonizado no dia 16 de julho de 1228 pelo papa Gregório IX. Num dos processos de canonização mais rápidos da história.
Em 1935, o papa Pio XII proclamou Francisco patrono da Itália, ao concluir que o santo fora o que mais se identificou com sua terra.
Em 1979 o papa João Paulo II o proclamou patrono da ecologia.
Na cidade de Canindé, Ceará, temos a segunda maior romaria do mundo em sua honra.
Que São Francisco interceda por nós!

N. S. APARECIDA EM BATALHA – VISITA HOSPITAL E APOSTOLADO

O segundo dia da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida a Batalha teve a seguinte programação:
08:30 hs   – Terço dos Homens na quadra coberta em frente UE Gayoso & Almendra
09:30 hs    –  Visita aos enfermos do hospital  Messias Melo
12:00 hs  –  Encontro com Apostolado da Oração na casa da presidente Iolete Sampaio Melo
15:00 hs   –  Terço da Misericórdia
15:30 hs   – Missa de despedida e saída para a vizinha cidade de Esperantina

Confiram mais fotos clicadas pelo nosso colaborador Mauro Robert.
Mais uma cobertura completa de sua Página de Batalha na Internete nas comemorações de seus 10 anos no ar.

N. S. APARECIDA EM BATALHA – CHEGADA

A comunidade católica batalhense recebeu a imagem peregrina  da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, dia 09 de setembro, vinda da cidade de São José do Divino.
A missão de levar a imagem peregrina pelo Brasil coube ao padre Geraldo Rodrigues que ficou impressionado com a fé do nosso povo.
Depois de concorrida procissão pelas principais ruas da cidade, parando em frente à igreja matriz de São Gonçalo, foi concelebrada pelos padres Oscar e Geraldo missa e por fim a adoração até por volta da meia-noite.
Nosso colaborador Mauro Robert, incansável como sempre, registrou pra vocês os principais momentos da chegada.
Página de Batalha na Internete no ano de seu décimo aniversário levando as principais notícias de nossa cidade para o mundo.

Tema Por Premium Wordpress