ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ANIVERSÁRIO

FLORIPES LAGES – ANIVERSÁRIO DE 91 ANOS

     Nascida aos 27 dias do mês de dezembro do ano de mil novecentos e vinte e seis, na tradicional família de Magno Pires Alves e Sinharinha Lages na Fazenda Monte Alegre, neste município de Batalha. Com 26 anos de idade contraiu matrimônio, nascendo deste casamento seus três filhos. Custódio que estudou medicina e exerce com destaque a profissão médica na capital. Luzia e Fernanda optaram pela carreira no magistério.
A Estudante:
Desde de pequena, Floripes se destacou com uma boa aluna, tendo feitos os primeiros anos escolares em Barras indo depois para Parnaíba onde estudou até o segundo ano ginasial no Colégio Nossa Senhora das Graças. Ainda na cidade de Parnaíba completou o curso de normalista, em 1946, uma raridade na época.
Seu pai, Magno Pires, conhecido, político e fazendeiro cultivava também o ramo de comercial a grosso e a varejo na Fazenda Monte Alegre, onde residia. Com uma grande loja, ainda para os padrões de hoje, vendia tecidos e produtos variados do dia a dia. Como grande comerciante comprava e vendia os produtos regionais, como cera de carnaúba, tucum, babaçu, peles de animais, arroz milho feijão e costumava vender estes produtos em Fortaleza ou Parnaíba.
Durante muito tempo a jovem Floripes muito contribuiu com a família, ajudando seus pais na fazenda, uma vez que havia adquirido bons conhecimentos na escola.
A Política:
Seguindo os rastros do pai entrou na política defendendo as siglas partidárias da UDN (União Democrática Nacional) PSD (Partido Social Democrático) e ARENA (Aliança Renovadora Nacional) Foi vice prefeita duas vezes em uma das gestões de Machado Melo e Aluísio Craveiro. Lembra que renunciou um mandato de vereadora (dos dois que teve) a favor do seu grande amigo Antonio Lustosa, que assumiu o cargo, como suplente e ela passou a exercer o cargo de Coordenadora do Pró-Município – um cargo que hoje equivaleria ao de Secretária de Educação.
A Prefeita:
Afastado temporariamente o Prefeito Machado Melo, do seu cargo para tratamento de saúde, em 1987, Floripes assumiu o comando do Município implantando dois grandes projetos, que na ocasião foram vistos pela população como grandes feitos: 1) implantação do SOS Saúde, transportando pacientes em ambulância para a Teresina para tratamento de saúde. 2) valorização do trabalho da mulher, colocando um grande número de mulheres na limpeza pública. Estas duas ações revolucionaram na época.
Na Universidade:
Floripes volta a estudar em 1981, quando foi para a Universidade fazer o curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, completando também Especialização em Magistério.
Realizações na Área de Educação:
Reativou o CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) o antigo Ginásio Messias Filho.
Viabilizou a construção do prédio da CNEC – (Hoje o Visconde de Sabugosa)
Viabilizou a fundação do Ginásio Dirceu Arco Verde, com quatro séries, contando com o Corpo Docente do Estado, incorporando-o à Secretaria de Educação do Estado, trazendo, portanto uma escola de qualidade e gratuita para a comunidade.
Presença ativa na criação da Escola Normal Municipal “Dedila Melo” , Ensino Médio Conselheiro Saraiva e fundadora da Creche Mãe Sinharinha.
Dona Floripes lembra que apoiou a primeira candidatura do seu irmão caçula Antônio Lages Alves à Prefeito de Batalha, quando foi sua Secretetária de Educação. Em tempos mais recentes ocupou uma cadeira na Câmara Municipal na primeira gestão do Prefeito João Messias, a quem se refere com bonitas palavras.
Professora Floripes, possui o dom invejável de respeitar e cultivar velhas amizades mesmo não comungando da mesma agremiação partidária.
Foi professora durante muitos anos de tantos filhos batalhenses, hoje no pódio, destacados homens públicos e profissionais liberais.
Esta Mulher merece menção honrosa pela sua folha de trabalhos prestados à Batalha.
Lucimar Rocha, colaborador da página
P.S – Matéria publicada anteriormente aqui em 24 de agosto de 2009.
Abaixo os comentários da época:

Comentários:
Enviado por Leandro em 26/08/2009 às 12:31:22
Tia Floripes, a senhora é um grande exemplo de mulher e de pessoa. Prova viva de que idade não é a que a gente tem, mas a que a gente sente. Sei que, apesar da idade, a senhora tem mais fibra que muitos jovens no dia a dia.
Enviado por socorro em 24/08/2009 às 13:57:58
parabéns d.Florípes, pois és uma pessoa honesta, respeitadora, de bons princípios, td d bom, saúde,paz…..
Enviado por Miltinho em 24/08/2009 às 12:51:00
Prezado Lucimar, a professora Floripes é, sem dúvida alguma, uma referência na educação batalhense e um dos expoentes do magistério piauiense. Tenho o privilégio de tê – la na conta de minha amizade. Comungo com você do respeito que Batalha deve a essa grande mulher, devendo a ela, uma homenagem em vida pelo muito que fez pela educação e pela comunidade estudantil de nossa terra tendo, inclusive, fundado, um Grêmio Estudantil no “Dirceu Arcoverde”, voltado para a dinamização da leitura. É uma batalhense de fibra, força e coragem.

ANIVERSÁRIO DE IOLETE SAMPAIO MELO

Cercada de seus filhos Francisco José, Mauro, Maria Teresa e Osvaldo e muitos familiares, a matriarca da família Sampaio Melo comemorou antecipadamente no sábado seu aniversário.
Ontem, dia 04 de julho, data do seu aniversário, a filha de Liduina de Sampaio Machado e Amaro José Machado, viúva de Francisco das Chagas Filho, comemorou seu “niver” com alguns familiares e membros da secular congregação do Apostolado da Oração de Batalha da qual é a presidente há mais de três décadas com um terço especial de agradecimento pelas nove décadas de vida.
Parabéns, minha querida tia Lete!

FELIZ ANIVERSÁRIO AÍ NO CÉU MESTRE FABIANO COM SUA TURMA

Dia 07 de maio é e sempre será a data maior da cultura batalhense. Desde maio de 2000, na sessão solene de lançamento do primeiro CD Alvorada Batalhense, indicamos a semana do aniversário do nosso mestre dos mestres de nossa cultura como a Semana da Cultura Batalhense. Já se passaram 17 anos e nenhum político se deu conta da importância para nosso município. Continuaremos insistindo enquanto São Gonçalo e Nossa Senhora de Lourdes me ajudarem a continuar a luta incomum por nossa cultura.
Mestre, agora na companhia de seus batutas, não deixe de tocar suas lindas valsas, o samba da Tetê, o dobrado Torres de Melo e tantas outras belas páginas do nosso cancioneiro. Aproveite para aprender os forrozinhos que mestre Quinca compôs há pouco tempo. Tem até um samba que ele a mim dedicou. Quanta honra! Faça um arranjo pro Gonçalo caprichar ao trombone.
Fique sabendo que tem um bisneto seu aqui tocando trombone pra valer!
Ah! Como gostaria de estar aí participando desse sarau…
Feliz Aniversário,  Mestre Fabiano!

ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE BATALHA – 15 DE DEZEMBRO 2016

A Página de Batalha na Internete homenageia a terra da ametista e do jatobá por mais um aniversário de emancipação política neste dia 15 de dezembro de 2016.
O ano que se aproxima é início de nova gestão política e o povo mais uma vez espera por melhores dias. Principalmente na saúde, na educação e na segurança.
Na saúde, o povo quer o hospital recebendo parturientes em sala de cirurgia ou não. E assim ver batalhenses nascidos em Batalha, coisa rara há décadas, mesmo tendo uma sala de partos aparelhada. Porém, sai prefeito e entra prefeito sem contratar médicos anestesistas e profissionais técnicos necessários.
Na educação, queremos ver nossas escolas sem a evasão constante de alunos para escolas de municípios vizinhos e na maioria das vezes menores que nossa cidade. Capacitação constante do quadro e melhorias da infraestutura dentre outras medidas.
Na parte cultural queremos ver a efetivação da banda de música Manoel Fabiano e a continuação da iniciação musical necessária. Pois temos escolas com instrumentos musicais sem que os mesmos sejam utilizados. Sim, são escolas estaduais mas se alunos tiverem cursos de iniciação poderão utilizá-los em prol da unidade escolar.
O povo quer ver o tratamento do lixo com usina de reciclagem e um matadouro dentro dos padrões de higiene exigidos e com a matança sem requintes de crueldade para com os animais.
O povo quer sinalização de trânsito nas ruas e policiamento com uma guarda municipal efetivada.
O povo quer a Lei do Silêncio sendo respeitada, voltado Batalha a ser uma cidade pacata e ordeira.
O povo quer um Legislativo comprometido com as causas populares e criando as leis necessárias.
Um judiciário independente e forte para manter a ordem e a paz com uma polícia aparelhada e um efetivo ampliado para poder realizar o seu trabalho de forma eficaz no combate ao crime.
Estas são apenas algumas das tantas medidas urgentes de que carece nossa querida Batalha.
Parabéns, Batalha! Que suas carências sejam dirimidas. Amém!

MESTRE QUINCA – ANIVERSÁRIO NA ETERNIDADE

Saudoso mestre Quinca, a Página de Batalha lembra da data do seu aniversário com muita saudade.
Parabéns a você!

DELZUITE MELO – ANIVERSÁRIO DE 98 ANOS BEM VIVIDOS

A sociedade batalhense testemunhou no último final de semana o aniversário da matriarca da família Quaresma de Melo, D. Delzuite Melo. Secular membro do Apostolado da Oração de Batalha.

Ao lado de seus filhos Socorro, Ducarmo, Rosário, Leoni, Bernadete e Lia Raquel; seus 15 netos e 17 bisnetos, parentes e amigos a matriarca do Lar Delzuite & Quaresminha esteve radiante e esbanjando saúde no limiar de um século de existência.

A banda de música Manoel Fabiano marcou presença tocando de seu repertório verdadeiras joias de nosso cancioneiro local.

A praça da Sapucaieira de tantos nomes: padre José Guimarães, governador Helvídio Nunes e, finalmente, José Ribeiro Fontenele (Seu Zuza), foi palco de homenagens à figura ímpar de D. Delzuite. Ela que durante muitos anos, notadamente nas décadas de 70 e 80, foi responsável pelo jardim mais bonito da praça. De fazer inveja pelo zelo e dedicação. Jovens daquela época juntavam-se ali para preparar as serenatas curtindo a noite, tomando uns tragos e, num piscar de olhos do vigia, subtrair lindos cocos para amenizar o efeito do aguardente serrano. Bons tempos!

Remanescente de ilustres moradores saudosos: Quaresminha, seu esposo. Domingos Cesário, Bianor Rebouças, Dico Lopes, D. Ressu, Zé Murilo, Zuza, D. Maria, João Fortes, Dedim Melo, D. Vicência e tantos outros saudosos e inesquecíveis batalhenses. Dona Delzuite é só alegria de viver!

Ao lado de D. Inês Fortes, representa um pedaço significativo de nosso patrimônio histórico imaterial recente. Amparado pela Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216 e em consonância com a Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em 1° de março de 2006, que define como patrimônio imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”. .

A Página de Batalha deseja à aniversariante muita saúde, paz e alegria de viver.

E vamos em frente, que o centenário está chegando!

P.S. – Agradecemos ao amigo dileto e seu filho, Leoni Melo, pelo envio das fotos que ilustram esta homenagem.

FRANCISCA CERQUEIRA LEAL – 91 ANOS BEM VIVIDOS

Neste dia 04 de outubro a batalhense D. Francisca completa 91 anos de existência. Ela que é viúva do saudoso Francisco Borges Leal, mais conhecido por Nenem Iaiá, e mãe de Silvana, Marinalva, Verbena, Ana Lúcia, Maria José, Francisca de Lourdes, Iraci (in memoriam), Maria Zilda, Maria de Deus e Maria dos Aflitos. Ao todo 10 filhas e nenhum homem, fato raros e marcante.
Desejamos-lhe muita saúde e paz ao lado de seus familiares e amigos.
Parabéns, D. Francisca Leal!

ANIVERSÁRIO DE MAÚDE FABIANO

Na presença dos filhos Bel Lima, Lima Neto e Didi, a filha do mestre Fabiano comemorou seu aniversário.
Passaram por lá no momento das fotos Orlando, Cilene e nosso colaborador Mauro Robert.
Muitas felicidades amiga Maúde e muitos anos de vida.

Aniversariantes do Dia – Bel Lima e Antonino Filho

Hoje também é dia de aniversário dos batalhenses Bel Lima e Antonino Filho.
Juntos, fazem parte da geração que catava piqui na chapada, “se banhava” na Barroca, Riacho Grande, Barragem e tudo que fosse de riacho pelo nosso vasto município.
Essa turma jogada bola pelas quadras das praças batalhenses,  chupava pirulito e brincava de canoinha nos festejos.
Tempo bom que não volta mais!
Um parabéns cheio de recordações boas de sua Página de Batalha na Internete nas comemorações de seus dez anos de publicações culturais mundo afora.

Padre Joaquim Trindade – Feliz Aniversário

A Página de Batalha felicita o querido padre batalhense Joaquim Trindade pela passagem do seu natalício e que N.S. de Lourdes lhe abençoe e lhe receba de braços abertos em agosto para seu festejo em Batalha. Que o Divino Espírito Santo o ilumine para que sua palavra seja ouvida por toda a comunidades e se espalhe nos corações dos católicos que irão participar do tradicional festejo entre os dias 05 e 15 de agosto de 2015.

Tema Por Premium Wordpress