ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EVENTOS POLÍTICOS

PARABÉNS, QUERIDA BATALHA – 160 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

A Página de Batalha parabeniza todos os batalhenses pela passagem de seu 160° aniversário de emancipação política.

Nesta data, é momento de fazermos uma reflexão profunda sobre os caminhos de nossa cidade. Como vem sendo tratada pelos diversos administradores e seu quadro de funcionários. Como cada um de nós pode contribuir para sua melhoria a cada dia: quer da condição digna de existência pela saúde, educação, moradia e bem estar através de uma escolha consciente de nossos representantes pela urna.

Aproveitamos para apresentar a vocês uma proposta para atualização do desenho de nossa bandeira. Mantendo os símbolos tão bem representados na pintura de nossa saudosa Toinha do Luis Padeiro, falecida em 2011.

Tentamos via alguns vereadores que não se mostraram interessados. Então apresentamos para que vocês discutam sobre os rumos das mudanças por nós sugeridas. Inclusive o desenho atual mapa do município, segundo o IBGE.

Parabéns, Batalha! Parabéns para sempre!  Veja o vídeo AQUI

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM BATALHA 2015

A manhã do dia 7 de setembro de 2015 foi igual a tantas outras de cada ano. Pela primeira vez,  não tivemos o tão festejado Dia da Independência do Brasil com o desfile das escolas da rede de ensino público e privado de nossa cidade.
Alguém lembra de algum desfile sendo realizado ao anoitecer? Só em Batalha mesmo! Se a moda pega, o resto do Brasil mudará a tradição dos desfiles comemorativos ao dia 07 de setembro de 1822 para o período noturno.
Com a cobertura do incansável Mauro Robert, nosso colaborador, algumas fotos do desfile. Notem que as clicadas ainda à tarde ficaram melhor. Até porque o local de sempre continua com péssima iluminação pública o que prejudica a captura de imagens.
No ano em que a Página de Batalha comemora seu décimo aniversário, mais uma publicação sobre nossa cidade na rede mundial de computadores.

Câmara de Batalha – Renúncia de Patrícia e Posse de Alexandre Marques

Na noite de terça-feira, 30 de junho, os vereadores batalhenses reuniram-se em sessão extraordinária para apreciar requerimento da então vereadora Patrícia do PT de renúncia ao mandato. Em seguida, a posse definitiva do então suplente Alexandre Marques também do PT que assumiu o lugar de sua colega de partido.

Os vereadores que utilizaram a tribuna lamentaram a renúncia como se fosse um ato de desrespeito para com o eleitor esquecendo que é legítimo, além do que no nosso sistema eleitoral é fato que muitos políticos abdicam do mandato para assumir cargos na administração municipal, estadual e federal.

Outros pronunciamentos não merecem nem serem citados. Fato é que o agora empossado Alexandre Marques do Nascimento, do assentamento Data da Macambira, pai de cinco filhos (Alexandre Júnior, Maria Monize, Lana, Miqueias e Mary Alexandra), casado há 20 anos com D. Marinalva, agropecuarista de origem humilde, que iniciou suas atividades políticas como presidente da Associação Chapada dos Bois, chegando à presidência do STTR de Batalha, entre 2006 e 2010, e que foi vereador por 18 dias na vaga do então vereador Luiz Segundo,  naquele período do julgamento conhecido por “ficha limpa”, também já trabalhou nas administrações João Messias, Antônio Lages e Amaro Melo como Agente de cadastramento do INCRA, Secretário de Esportes e Secretário de Agricultura, respectivamente.

Não se trata de nenhum aventureiro na política, muito pelo contrário. Só nos resta desejar-lhe um mandato firme e coerente com suas convicções, sem esquecer que o povo é e sempre será a razão maior de seu mandato.
Mais uma cobertura completa do colaborador Mauro Robert , nas comemorações dos dez anos de sua Página de Batalha na Internete.

SINDSERM – Posse da Nova Diretoria

No dia 28 de julho, deu-se a posse da nova diretoria executiva do SINDSERM de Batalha. Na quadra do Gayoso & Almendra aconteceu a missa em ação de graças e, em seguida, a solenidade de posse no Instituto Educacional Anísio Coelho.

Confiram alguns momentos da concorrida solenidade através de sua Página de Batalha na Internete há dez anos presente nos principais acontecimentos de nossa terra.
Abaixo uma mensagem de despedida do ex-presidente, professor Nonato Silva:

   Amigos e amigas, daqui há pouco estarei entregando ao nosso amigo José Luis a missão de conduzir os trabalhos do nosso SINDSERM rumo a dias melhores. Agradeço imensamente a participação de cada um de vocês em nossas lutas.
Amanhã estarei de licença, vou descansar, revigorar as minhas forças, replanejar minha vida e alçar novos vôos. 
Quero que saibam os meus amigos que levo cada um em meu coração e onde eu estiver estarão comigo.
Sei que vou sentir muita saudades, fico imaginando como serão  meus próximos dias sem essa rotina diária. 
O meu caminho diariamente ao amanhecer já era sagrado, meus pés já estavam condicionados que no dia em que não ia ao sindicato ficava impaciente e aos sábados, domingos e feriados sempre encontrava um jeito para ir lá fazer alguma coisa.
Tenho a consciência tranquila e cabeça erguida por ter feito tudo o que era possível dentro das minhas limitações humanas.
Como escreveu São Paulo a Timóteo: “Combati o combate, completei a corrida, guardei a fé”.  Fiz o que era preciso ser feito: combati as injustiças, denunciei as irregularidades;  se não tivemos êxito em todas não foi por falta de atuação concreta da nossa entidade. 
Sei da capacidade dos escolhidos para a nova missão sindical, pois são servidores da mais alta competência,  escolhidos e  consagrados pelo voto direto dos nossos amigos e irmãos de luta.
Saio com a certeza de que fiz a minha parte; sempre contei com a sua colaboração e essa colaboração vai continuar acontecendo por que você, servidor, é parte indispensável nessa luta.
Não vou abandonar a luta, estarei sempre  e sempre à disposição para o que for preciso.
Um cheiro em seu coração e lembrem-se: a  luta continua.
Prof. Nonato Silva

 

SINDSERM – Eleição da Nova Diretoria

     O resultado final da eleição sindical foi positivo. Houve empenho integral dos candidatos que saíram em busca de cada voto. O servidor que estava apto a votar compareceu numa boa maioria e deu chancela à chapa única “A Luta Continua”, elegendo o Professor José Luis Teixeira como novo Presidente. Ele que era secretário geral do mandato que encerra dia 28/06/2015, quando será empossada a nova diretoria presidente para o mandato 2015/2019.
Apesar de ter havido forças negativas de dentro da categoria tentando boicotar a eleição, a chapa conseguiu convencer os filiados da importância de votar e exercer seu direito.
Para o professor Nonato Silva, que encerra seu 3° mandato de presidente, “o comparecimento dos filiados mostra o amadurecimento da consciência sindical que é necessária num trabalho em prol do bem comum e em defesa da coletividade. Estou feliz e realizado por ter elegido meu sucessor, um amigo da mais alta confiança, não por ser submisso mas por ter consciência da minha importância dentre da entidade. Para mim, tê-lo como presidente me dá a garantia de que a nossa entidade não cairá em mãos estranhas de  interesses pessoais e particulares escuso, alheios à luta sindical coletiva e sim em prol do bem comum. À frente desse processo, agradeço a Deus por mais a vitória, agradeço aos amigos da nossa equipe de trabalho e aos duzentos e poucos votos SIM. SIM por que pensam grande, por que são inteligentes, por que não se apegam às picuinhas ou coisas mesquinhas. Muito obrigado a todos. Agora vamos preparar uma confraternização de posse para celebrar e selar de vez esse compromisso do presidente eleito com a sua a equipe.
Vamos trabalhar para fazer um mandato ainda muito mais completo, com novas linhas de ação a fim de cumprir o proposto no plano de ações. Mais uma vez obrigado e que Deus nos proteja sempre”.
Na cobertura completa mais uma vez, agora como membro associado também, nosso colaborador Mauro Robert nos 10 anos de sua Página de Batalha na Internete.

Comunidade Kolping do Piauí comemora 40 anos em Teresina

Com direito a sessão solene no Legislativo piauiense, a comunidade Kolping recebeu diversas homenagens em plenário.
A sessão foi requerida pelo deputado João de Jesus e os Correios, representados pela funcionária Joana D´Arc, na oportunidade lançou selo comemorativo.
A região dos Cocais se fez presente com uma delegação de seguidores destacando Batalha, Esperantina, Luzilândia e Matias Olímpio.
A comunidade cantou o hino da Kolping nas galerias da assembleia sendo muito aplaudida pelos politicos e autoridades alí presentes.
Presidente Santana saudou os participantes e deu inicio às solenidades na sede estadual da entidade onde houve missa solene, inauguração do restaurante e bolo de um metro, além de música ao vivo num ambiente de confraternização.
Com certeza o beato padre alemão Adolf kolping que lançou a semente de sua obra em 05 de maio de 1849 e que em 2013 teve seu bicentenário de nascimento comemorado, jamais imaginou que seu trabalho comunitário seria tão importante nos dias de hoje.
Aqui uma saudação especial aos padres Lotário e Wolfgang e ao casal Maria e Bernardo que tanto fizeram pela continuidade da obra social em cidades do nosso Piauí.
A presidente eleita, Rosa e seu esposo, bem como Maria Oneide, presidente anterior, estiveram presentes.
Nosso colaborador Mauro Robert registro tudo pra vocês internautas, no ano comemorativo dos 10 anos de sua Página de Batalha na internete.

STTR Realiza Caminhada Pelas Ruas da Cidade no Dia do Trabalhador

O STTR de Batalha e parceiros realizaram a grande caminhada do dia 1º de maio – Dia do Trabalho> As comemorações iniciaram-se com várias atividades como a celebração realizada pela Irmã Maria do Carmo, com a participação de uma grande quantidade de trabalhadores (as) rurais e urbanos, sendo que a tradicional caminhada do dia do trabalho teve a sua primeira parada reivindicatória em frente à prefeitura municipal, onde se manifestaram a prefeita municipal Teresinha Lages e o presidente do STTR, Pedro Paulo Soares. Na oportunidade, foi entregue um documento com todas as reivindicações para a categoria; em seguida, mais uma parada em frente a câmara municipal, onde se pronunciou Clayson Amaral, presidente da câmara, que recebeu o mesmo documento das mãos do secretário de políticas agrícolas Gonçalo dos Santos; mais uma parada foi feita em frente à sede do STTR de Batalha, onde se pronunciaram o Secretário da 3ª Idade da FETAG, Anfrísio Neto e o presidente do STTR de Batalha, Pedro Paulo Soares.

O presidente do STTR de Batalha Pedro Paulo Soares, juntamente com a diretoria do sindicato e entidades parceiras, finalizaram o momento de fala com o pronunciamento de outras autoridades como: o secretário do SDR, Francisco Lima, coordenadora do crédito fundiário, Patrícia Vasconcelos e vereador Alexandre Marques. Depois ocorreram os sorteios de brindes para os trabalhadores (as) que se divertiram ainda mais com a animação da banda local.

Leo Costa, assessoria de comunicação do STTR.

SINDSERM – Edital de Convocação Assembleia Geral Extraordinária

Pelo presente edital de convocação, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Batalha-PI, convoca a todos os filiados a participarem de uma assembleia geral extraordinária a ser realizada dia 20 de março do ano em curso em primeira convocação às 16:00h com o numero legal de filiados e em segunda e última convocação às 16:30h  com qualquer numero de filiados. A assembleia será realizada na sede SINDSERM Av. Ministro Petrônio Portela, nº 468, B. Santana, Batalha-PI com a seguinte ordem do dia:

  1. ü Avaliação das negociações com a prefeitura sobre os itens que levaram a categoria deflagrar a greve dia 23 de fevereiro;
  2. ü Deliberação sobre os acordos firmados entre prefeitura e sindicato se houver sido apresentados;
  3.  Prestação de contas do exercício financeiro de 2014;
  4.  Entre outros assuntos de interesse da categoria.
    Batalha-PI, 10 de março de 2015

Raimundo Nonato Firme da Silva (presidente)
José Luis Teixeira de Carvalho (secretário)

UMB em parceria com o STTR na comemoração do Dia 08 de Março em Batalha

A União de Mulheres de Batalha em parceria com o STTR de Batalha, através da secretaria de mulheres trabalhadoras rurais realizaram no dia 08/03/15, na Unidade Escolar Gayoso e Almendra as comemorações do 08 de março – Internacional da Mulher com o tema “margaridas seguem em marcha por terra, água e agroecologia”.
Estiveram presentes no evento o presidente do STTR de Batalha – Pedro Paulo Soares; a secretária de mulheres do STTR de Batalha – Miscilene Cruz; representante do CEAA e Vereadora – Patrícia Vasconcelos, presidente da UMB – Jane Oliveira; vereador Alexandre Marques e aproximadamente 200 mulheres.
A programação iniciou se com a celebração em comemoração ao dia Internacional da Mulher, realizada pela irmã Maria do Carmo Mendes. Em seguida a orquestra juvenil “nossas raízes” tocou e animou todos os presentes com uma belíssima apresentação.
O 08 de março é um marco histórico de luta das mulheres deste país, dia este que há muitos anos atrás, aconteceu uma tragédia que vitimou centenas de mulheres trabalhadoras, quando na oportunidade reivindicavam por melhores dias e seus patrões em um ato de crueldade as mataram carbonizadas. E por isso que o 08 de Março é lembrado em todo o mundo, quantas e quantas já morreram lutando por direitos iguais, por melhores dias. O interessante é que mesmo na Constituição Federal Brasileira estando assegurado a questão dos direitos iguais, ainda precisam ir as ruas lutar, reivindicar para que a lei seja posta em prática.
É partindo deste raciocínio, que o STTR de Batalha e a UMB levaram as ruas trabalhadoras rurais e urbanas para reivindicar por políticas públicas, por mais terra, por direito a igual entre sexo, por mais saúde, enfim para que seus direitos sejam respeitados.
Logo após a caminhada, foi feito a composição da mesa de honra e seguiu com um resgate do histórico do 08 de março feito pela presidente da União de Mulheres de Batalha – Jane Oliveira, em seguida se pronunciou a secretaria de mulheres do STTR, Miscilene Cruz, que parabenizou todas as mulheres pela passagem desta data tão importantes.
A vereadora Patrícia Vasconcelos fez ainda um resgato histórico sobre a vida e as ações de Margarida Alves e sobre a marcha das margaridas que irá ocorre no dia 12 de agosto de 2015, em Brasileia – DF. E a senhora Ana Amélia fez um breve histórico sobre a União de Mulheres de Batalha.
Por: Leo Costa, assessoria de comunicação do sttr de Batalha.

Lideranças Políticas Começam Articulações Rumo 2016

Estiveram reunidos terça-feira dia 03 de março, as lideranças políticas Fábio Felix PRP, Chagas Morais PDT, Mundin sem partido, Vereadora Shammara PR e o Professor Nonato Silva PTC, o objetivo da conversa foi iniciar as projeções para as eleições municipais de 2016. O encontro foi uma iniciativa de Nonato Silva que pediu ao Chagas uma conversa em que estivessem presentes o ex candidato a Prefeito em 2012 Fábio Felix e a Vereadora Shammara. Foi uma conversa positiva, afirma Nonato Silva.

Nonato relembrou que sobre a eleição passada, as primeiras conversas se deram ainda no primeiro de semestre de 2011, que houve reuniões com mais de 10 siglas partidárias em torno de um projeto alternativo, mas não vigorou, que no final todos acabaram se rendendo aos caprichos das famílias tradicionais da política batalhense, inclusive o PTC que foi negociado pelo PT para votar no ex-prefeito Amaro Melo. Por isso é importante ter o compromisso sério em torno de um projeto que seja capaz de ir até o fim, finalizou Nonato Silva.

Fábio Felix reafirmou seu compromisso com Batalha, seu desejo de vê uma cidade respeitada e um povo valorizado. Está à disposição para contribuir no que for preciso para ajudar Batalha crescer. Para Fábio, não basta apenas concorrer a uma eleição e tentar ganhar de alguém a qualquer custo, é preciso ter um projeto concreto, apresentar propostas viáveis para o desenvolvimento do município, levantar autoestima do povo.

A Vereadora Shammara, que nunca deixou parou suas andanças pelo município, sempre em contato direto com o povo, disse ter ouvido muitas reclamações a respeito das dificuldades que o batalhense tem passado em torno de uma administração que não atende as necessidades e demandas da população. Que sente na população um sentimento de desesperanças, de falta expectativas de dias melhores enquanto durar a atual administração. Tem inclusive sido muito indagada sobre os rumos que Batalha deverá tomar nas próximas eleições.

Perguntados a que seriam candidatos em 2016, Fábio e Shammara, demonstraram muita serenidade e disseram que depende do povo e de alianças com outras lideranças políticas, que “ninguém é candidato de si mesmo”. Fábio disse que está aberto ao diálogo, pode ser candidato a prefeito, a vice-prefeito ou até nem ser candidato se for o caso de o grupo apresentar uma chapa forte e com boa chance, mas que será um combatente implacável pela mudança em Batalha. Shammara disse que está á disposição para o que for preciso, desde que seja um projeto viável, coletivo e construído com respeito e compromisso entre os partidos e as lideranças políticas, que os compromissos sejam cumpridos.

Como encaminhamentos, ficaram para serem contactados: Professores João Benício, Wagner Santos, Raimundo Dutra, Oséas, Soares, Soraia Tabatinga e Genival Machado; Zé Luis do Frango, Paulo Gomes, Venâncio Cardoso, George Tabatinga,  Leoni Melo, Luiz Segundo, Carlos Costa, Gordinho, delegado Cajura, Vanda Lopes, Mário Rocha, D. Dora,  Ivone Menezes das Cacimbas, Carlinhos das Manilhas, entre outras lideranças políticas de Batalha que acalentam dentro de si um sentimento de mudança. A ideia é apresentar um grupo forte, com projetos viáveis, com ideias inovadoras, de inclusão e desenvolvimento para Batalha, que valorize o potencial do próprio batalhense.

Batalha merece o melhor!

Tema Por Premium Wordpress