ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Author Archives: pgadmin

SEMANA SANTA 2018 – PROGRAMAÇÃO

SS-Programacao

JOÃO BENÍCIO – UM ANO DE ETERNA SAUDADE

A Página de Batalha relembra com saudade do professor ilustre João Benício, nosso Joãozinho do Zuza, pela passagem do primeiro ano de seu falecimento.
Aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos de pesar.
George Machado Tabatinga, responsável pela Página

P.S. – No mês de março de 2017 faleceu também Nicodemos Nunes, o construtor do primeiro prédio batalhense, o Panorama. Também foi o mês da despedida da velha figueira da Sapucaieira, praça que leva o nome de seu saudoso pai, José Ribeiro Fontenele.

AGENORZIM DA VACA MORTA FALECEU HOJE

O dia 27 de dezembro ficará marcado em nossa história recente com o falecimento de duas pessoas muito queridas de Batalha: Maria Lula e Agenorzim.
O pé-de-valsa Agenorzim da Vaca Morte, que tanta alegria proporcionou nos bailes de nossa cidade, faleceu hoje deixando uma lacuna irreparável.
Tradicional vaqueiro pegador de gado da Vaca Morta, segundo nosso historiador Leoni Melo.
Principal dançador do Forró do Kandiêro, do nosso Bel , juntou-se a tantos outros dançarinos de nossa terra.
Descanse em paz, Agenorzim! Amém.

MARIA DO DOMINGO LULA – FALECEU DE REPENTE

Nas primeiras horas desta quarta-feira, faleceu uma das zeladoras mais queridas da secular congregação do Apostolado da Oração de Batalha.
D. Maria estava sempre presente nas solenidades religiosas, confraternizações do apostolado e outras.
No dia 23, por volta das 18h, lá estava ela procurando por mim sempre impecável nas vestes do apostolado. E foi logo dizendo:
__ Cadê meu livro? Vim buscar. Tenho certeza que você deixou o meu guardado!
Lhe indaguei, então:
__ A senhora nem foi pro lançamento. Nunca pensei …
Ela, um pouco triste, respondeu:
__ Meu fi, eu não estava me sentindo bem. Acordei assim mole. Senão você sabe que ia. Cadê meu livro?
Foi assim nosso último encontro como tantos outros de muita prosa e brincadeira. Na missa de Ação de Graças pelas décadas do casamento com o saudoso Domingo Lula eu estava lá. Foi uma boa coincidência. Ela me abraçou como sempre e me agradeceu. Dias depois, despachou essa comigo:
__ Tô chateada com você: não foi tomar o café da manhã naquele dia comigo!
Então lhe respondi:
__ Mas não fui convidado!?!
Ela, que nunca perdia tempo e sempre tinha a resposta na ponta da língua, retrucou:
__ Você deixe de ser besta. Lá precisava de convite. A casa é sua!
Decerto deu uma passada no livreto e viu fotos e algum texto sobre o Glorioso. Morreu sem saber que me deu a alegria de ter sido a primeira a procurar por meu ensaio literário. Isso tem um valor imensurável.
Agora, nos braços de Deus, reze por nós que ainda temos uma estrada a percorrer. Amém!
Foto: Registramos na confraternização do Apostolado na casa da presidente Iolete Sampaio Machado Melo. No momento em que entregava o presente do amigo secreto do ano de 2014 à zeladora Morena.

FLORIPES LAGES – ANIVERSÁRIO DE 91 ANOS

     Nascida aos 27 dias do mês de dezembro do ano de mil novecentos e vinte e seis, na tradicional família de Magno Pires Alves e Sinharinha Lages na Fazenda Monte Alegre, neste município de Batalha. Com 26 anos de idade contraiu matrimônio, nascendo deste casamento seus três filhos. Custódio que estudou medicina e exerce com destaque a profissão médica na capital. Luzia e Fernanda optaram pela carreira no magistério.
A Estudante:
Desde de pequena, Floripes se destacou com uma boa aluna, tendo feitos os primeiros anos escolares em Barras indo depois para Parnaíba onde estudou até o segundo ano ginasial no Colégio Nossa Senhora das Graças. Ainda na cidade de Parnaíba completou o curso de normalista, em 1946, uma raridade na época.
Seu pai, Magno Pires, conhecido, político e fazendeiro cultivava também o ramo de comercial a grosso e a varejo na Fazenda Monte Alegre, onde residia. Com uma grande loja, ainda para os padrões de hoje, vendia tecidos e produtos variados do dia a dia. Como grande comerciante comprava e vendia os produtos regionais, como cera de carnaúba, tucum, babaçu, peles de animais, arroz milho feijão e costumava vender estes produtos em Fortaleza ou Parnaíba.
Durante muito tempo a jovem Floripes muito contribuiu com a família, ajudando seus pais na fazenda, uma vez que havia adquirido bons conhecimentos na escola.
A Política:
Seguindo os rastros do pai entrou na política defendendo as siglas partidárias da UDN (União Democrática Nacional) PSD (Partido Social Democrático) e ARENA (Aliança Renovadora Nacional) Foi vice prefeita duas vezes em uma das gestões de Machado Melo e Aluísio Craveiro. Lembra que renunciou um mandato de vereadora (dos dois que teve) a favor do seu grande amigo Antonio Lustosa, que assumiu o cargo, como suplente e ela passou a exercer o cargo de Coordenadora do Pró-Município – um cargo que hoje equivaleria ao de Secretária de Educação.
A Prefeita:
Afastado temporariamente o Prefeito Machado Melo, do seu cargo para tratamento de saúde, em 1987, Floripes assumiu o comando do Município implantando dois grandes projetos, que na ocasião foram vistos pela população como grandes feitos: 1) implantação do SOS Saúde, transportando pacientes em ambulância para a Teresina para tratamento de saúde. 2) valorização do trabalho da mulher, colocando um grande número de mulheres na limpeza pública. Estas duas ações revolucionaram na época.
Na Universidade:
Floripes volta a estudar em 1981, quando foi para a Universidade fazer o curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, completando também Especialização em Magistério.
Realizações na Área de Educação:
Reativou o CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) o antigo Ginásio Messias Filho.
Viabilizou a construção do prédio da CNEC – (Hoje o Visconde de Sabugosa)
Viabilizou a fundação do Ginásio Dirceu Arco Verde, com quatro séries, contando com o Corpo Docente do Estado, incorporando-o à Secretaria de Educação do Estado, trazendo, portanto uma escola de qualidade e gratuita para a comunidade.
Presença ativa na criação da Escola Normal Municipal “Dedila Melo” , Ensino Médio Conselheiro Saraiva e fundadora da Creche Mãe Sinharinha.
Dona Floripes lembra que apoiou a primeira candidatura do seu irmão caçula Antônio Lages Alves à Prefeito de Batalha, quando foi sua Secretetária de Educação. Em tempos mais recentes ocupou uma cadeira na Câmara Municipal na primeira gestão do Prefeito João Messias, a quem se refere com bonitas palavras.
Professora Floripes, possui o dom invejável de respeitar e cultivar velhas amizades mesmo não comungando da mesma agremiação partidária.
Foi professora durante muitos anos de tantos filhos batalhenses, hoje no pódio, destacados homens públicos e profissionais liberais.
Esta Mulher merece menção honrosa pela sua folha de trabalhos prestados à Batalha.
Lucimar Rocha, colaborador da página
P.S – Matéria publicada anteriormente aqui em 24 de agosto de 2009.
Abaixo os comentários da época:

Comentários:
Enviado por Leandro em 26/08/2009 às 12:31:22
Tia Floripes, a senhora é um grande exemplo de mulher e de pessoa. Prova viva de que idade não é a que a gente tem, mas a que a gente sente. Sei que, apesar da idade, a senhora tem mais fibra que muitos jovens no dia a dia.
Enviado por socorro em 24/08/2009 às 13:57:58
parabéns d.Florípes, pois és uma pessoa honesta, respeitadora, de bons princípios, td d bom, saúde,paz…..
Enviado por Miltinho em 24/08/2009 às 12:51:00
Prezado Lucimar, a professora Floripes é, sem dúvida alguma, uma referência na educação batalhense e um dos expoentes do magistério piauiense. Tenho o privilégio de tê – la na conta de minha amizade. Comungo com você do respeito que Batalha deve a essa grande mulher, devendo a ela, uma homenagem em vida pelo muito que fez pela educação e pela comunidade estudantil de nossa terra tendo, inclusive, fundado, um Grêmio Estudantil no “Dirceu Arcoverde”, voltado para a dinamização da leitura. É uma batalhense de fibra, força e coragem.

FESTEJO DE SÃO GONÇALO 2017 – PROCISSÃO DO PAU DA BANDEIRA

Por volta das 17h de uma tarde linda em nossa cidade, uma multidão de fiéis saindo da praça da Matriz foi ao encontro do Pau da Bandeira que se encontrava no bairro COHEB.
Homens fortes e devotos ergueram o portentoso “pau bombo” iniciando a procissão sob fina chuva, típica de um prenúncio de inverso.
Na pista, saída para Barras, a comitiva de batalhenses vindos de Teresina com a imagem peregrina já se encontrava esperando o grande mastro que por todo o festejo fará tremular do alto a bandeira do Glorioso São Gonçalo de Batalha.
Sob forte emoção o povo entoava o hino ao Glorioso, de autoria do mestre Fabiano e padre Sabino Dantas, acompanhado pela banda de música.
Começava assim mais um festejo em honra do Santo Padroeiro de Batalha.
Glorioso São Gonçalo, Rogai a Deus Por Nós !

MESTRE JOAQUIM CÍCERO DA COSTA – CINCO ANOS DE SAUDADES

O dia 13 de julho de 2012 marcou a triste partida do mais humilde dos batalhenses que conheci: Quinca Boi da Maiada, como brincava seu amigo e quase vizinho Mané Divino, pai do saudoso Noé que morreu muito jovem.
Aqui o registro oportuno da bela homenagem que lhe presta o ponto de cultura Nossas Raízes desde 2013, na data de hoje, com apresentações culturais e homenagens diversas mantendo viva a nossa cultura tão abandonada pelos gestores públicos.
Meu dileto amigo, saldo-lhe com seu famoso bordão: E VAMOS LÁ!

V ENCONTRO CULTURAL NOSSAS RAÍZES

No dia 13 de julho de 2017, na quadra do Coreto da praça da Matriz, a partir das 18:30hs, o Ponto de Cultura Nossas Raízes, sob coordenação da professora Socorro Silva, realizará pelo quinto ano consecutivo o tradicional encontro de manifestações culturais batalhenses com apresentações musicais, dançantes, poéticas e homenagens a personalidades marcantes de nossa cidade.
Abaixo, a programação oficial do evento aberto a toda a sociedade batalhense.

Sarau-2017

ANIVERSÁRIO DE IOLETE SAMPAIO MELO

Cercada de seus filhos Francisco José, Mauro, Maria Teresa e Osvaldo e muitos familiares, a matriarca da família Sampaio Melo comemorou antecipadamente no sábado seu aniversário.
Ontem, dia 04 de julho, data do seu aniversário, a filha de Liduina de Sampaio Machado e Amaro José Machado, viúva de Francisco das Chagas Filho, comemorou seu “niver” com alguns familiares e membros da secular congregação do Apostolado da Oração de Batalha da qual é a presidente há mais de três décadas com um terço especial de agradecimento pelas nove décadas de vida.
Parabéns, minha querida tia Lete!

GOVERNADOR WELLINGTON DIAS AMANHÃ EM BATALHA

Finalmente, as obras de pavimentação asfáltica da BR-222, trecho Batalha-Piripiri, prevista no PAC do segundo governo Lula e sob responsabilidade do DNIT/Ministério dos Transportes) será realizada pelo 2o. BEC – Batalhão de Engenharia de Construção.
Amanhã, 22 de junho, a comitiva governamental estará em Batalha e deverá cumprir a seguinte agenda:
09h00 – CHEGADA AO NOSSO MUNICÍPIO
09H10 – INAUGURAÇÃO DE OBRAS DE MOBILIDADE URBANA – CALÇAMENTO (SETRANS)
09H30 – VISITA ÀS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
DA BR-222, TRECHO BATALHA- PIRIPIRI NA LOCALIDADE SANTO AMARO

10H00 – PRONUNCIAMENTOS
                ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO PARA REFORMA DO PARQUE CACHOEIRA DO URUBU (SETUR)
Fonte: ASCOM do Governo Estadual

A nossa querida Banda de Música Manoel Fabiano, sob regência do vibrante maestro Fábio Mesquita, fará as honras com toques musicais de qualidade. Principalmente o Hino do Piauí.
Agora com uma nova diretoria que tem como presidente reeleito nosso Lima Neto. Diretora Administrativa, Ionalda Lustosa Forte (madrinha da banda) e na diretoria musical nosso maestro Fábio Mesquita. No Conselho Administrativo foram eleitos George Machado Tabatinga, Gilberto da Costa Lima, Lucélio Alves da Costa, Antônio Marcos de Sousa, Wildberg de Almeida, Francisco Antônio Alves da Silva e Melquizedeque Gabriel Fidélis.

Tema Por Premium Wordpress